A BOA MÚSICA ALIMENTA O ESPÍRITO

A música alimenta o espírito. Tenho plena certeza desse fato e hoje, segunda-feira, essa certeza veio me confortar e me dar novas energias para seguir em frente na batalha.

Todas as manhãs, quando chego à minha sala, aproveito a relativa calma do horário e ligo o computador. Deixo ele escolher aleatoriamente a música no player, e sabe o que ele tocou esta manhã? “A Day In The Life” dos Beatles... não podia haver escolha mais acertada... A letra da música fala do dia comum de alguém, que acorda, toma café e lê as notícias, mas a magia por trás, a melodia, o arranjo e o sentimento com que Paul McCartney e John Lennon contam essa história banal a transformam em quase um mantra... Pronto! Já tenho razões suficientes para ter um ótimo dia, uma ótima semana!

Dia desses li sobre a entrega do MTV Music Awards no blog do Jamari França onde ele diz que A maior de todas as artes para mim foi insultada de todas as maneiras possíveis naquelas duas horas e pouco de celebração do mainstream. Lixo atrás de lixo em embalagens de luxo que, desembrulhadas, revelam um cheiro fétido quando não o mais absoluto vazio.” No mesmo post ele fala de um maestro africano, Ray Lema, com quem conversou, que lhe disse se essas pessoas soubessem o que a música representa no contexto universal elas teriam maior respeito por ela.” Me lembrei na hora de frase parecida, dita pelo Hermeto Paschoal ao assistir uma performance do Frank Aguiar: “Música é uma coisa sagrada... Não se pode fazer isso com a música, não!”

Minha companheira de vida e de reflexões, a Paulinha, acha muito engraçado, toda vez que tem uma música dessas tocando (do tipo que funciona apenas como desculpa para mostrar mulher com a bunda de fora ou com trocadilhos infames sobre sexo que qualquer criança de seis anos aprende e sai cantando, com a conivência dos pais), a maneira como eu me incomodo e não consigo abstrair, deixar aquele som em segundo plano e pensar em outra coisa... simplesmente não dá! Como músico que sou, a música me atinge em cheio! E não é o caso de ter “ouvido absoluto”, que isso eu não tenho mesmo... é o fato de estarem desrespeitando a música, que, assim como o velho Hermeto, eu também sei que é sagrada.

O mundo sem música seria um lugar lúgubre, sem luz, sem paz e sem sentimentos elevados... acredito que Deus só concede o dom da música (muito mais do que saber tocar, saber ouvir) àqueles espíritos que já atingiram um determinado grau de elevação. É impossível ficar indiferente à música. A boa música (não falo de gosto, mas de qualidade) enobrece a alma, ilumina o dia e faz você agradecer pelas boas coisas da vida. Uma música bem feita, mesmo que seja voz e castanholas, é tão somente uma oração de profundo agradecimento e atrai para quem a toca e ouve as vibrações mais elevadas. Nos aproxima de Deus.

Uma música ruim incomoda mais do que aquele pernilongo zuando no ouvido às três da manhã. Não traduz nada de sentimento e te deixa deprimido, nervoso e angustiado. Definitivamente, não tenho saco para isso e procuro poupar ao máximo meus ouvidos. Assim como eu imagino que rango de fast-food deve estragar o aparelho digestivo (e todo o resto), música enlatada deve estragar o aparelho auditivo e contaminar a alma...

Aqui nesse boteco só entra boa música. Aguardem para breve o primeiro “happy hour” do Boteco do Ganso...

Um abraço a todos e uma ótima semana (com muita música de qualidade!)

0 comentários:

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden