BANKSY

Existem artistas para os quais não penso duas vezes em prestar reverência, justamente porque cumprem muito bem a função principal de um artista na sociedade: informar e fazer saltar aos olhos aquilo que as pessoas comuns quase não percebem. O artista é o radar da sociedade e não pode, em qualquer hipótese, ter cerceado o seu direito a dizer o que bem entende, doa a quem doer.

É por isso que quero falar hoje um pouco da obra do genial artista gráfico britânico Banksy. Ele é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Nascido em Bristol, Reino Unido, em 1975, seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Londres e de diversas outras cidades, inclusive nos EUA. Iniciou aos 14 anos. Ao longo da vida, foi expulso da escola e preso por pequenos delitos.
Não se sabe sua identidade, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor".
Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.
Sua obra é carregada de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder.
Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.
Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Como prova de seu prestígio e da qualidade de seu trabalho, algumas obras suas alcançam altos preços em leilões de arte e recentemente, quando um painel seu foi "acidentalmente" apagado por funcionários da prefeitura de Bristol, o conselho municipal imediatamente reagiu, exigindo a recuperação do painel.

As imagens (clique nelas para amplia-las) que ilustram esse post são apenas um aperitivo do trabalho de Banksy. Para conhece-lo melhor, visite o site oficial clicando aqui. O site é em inglês, mas as imagens são fantásticas...

Por falar nisso, traduzi um pensamento do Banksy que está no link "manifesto" do seu site:
"Quando eu era garoto, costumava rezar toda noite para ganhar uma bicicleta nova. Depois de muito tempo, percebi que Deus não funciona dessa maneira, então roubei uma bicicleta e passei a rezar por perdão."

Sem comentários... ou melhor, comentem por favor!

Um abraço e até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden