A INTERNET SOMOS NÓS


A internet já evoluiu muito dos anos 80 (época em que eu ainda a chamava de "internerd") até hoje. E eu arrisco dizer que isso é apenas a primeiríssima fase dessa evolução. Conforme mudam as necessidades, os conceitos e as soluções também vão evoluíndo.
Atualmente, fala-se muito em Web 2.0, termo que para mim carece um pouco de sentido, mas representa a forma como usuários e desenvolvedores passaram a encarar o conteúdo produzido na internet, que deixou de ser uma mídia estática, feita por especialistas e passou a ser produzida por qualquer um (olha eu aqui escrevendo meu blogzinho...). Web 2.0 é, portanto, a internet que é feita por nós, míseros mortais, e engloba todo conteúdo colaborativo, como as wikis, blogs, redes sociais, etc.
Muito mais importante do que saber criar e acessar conteúdo nessa nova face da rede, é saber separar o joio do trigo num mar de bobagens e futilidade.

Um outro conceito que vem ganhando corpo é o de "cloud computing" (computação em nuvem), esse sim, para mim, um outro conceito de internet que poderia ser chamado de Web 2.0.
Para quem já ouviu falar, mas ainda não entendeu o conceito, explico em poucas linhas: é basicamente a forma de interagir com a rede criando e armazenando informação diretamente na internet, sem necessidade de mídia física e nem software para processamento e armazenamento. Got it? Imagine que seu equipamento resuma-se basicamente aos dispositivos de entrada (teclado, mouse, etc...) e dispositivos de saída (monitor de vídeo, de áudio, etc...) e que todos os programas e arquivos acessados e armazenados fiquem na Web (daí vem "em nuvens").
O Google (sempre ele) já proporciona esse conceito. Já ouviram falar do Google Docs? É isso! Cloud computing...

Lembram que quando eu falei do equipamento citei os dispositivos de entrada e saída e não falei de unidade de processamento? Aí está a verdadeira revolução na utilização da internet e o próximo conceito que vamos compreender: World Wide Grid, "Grande Grade Mundial" (ou simplesmente WWG).
Te lembrou alguma coisa? Claro! A nossa velha World Wide Web (grande teia mundial), mais conhecida como WWW, que possibilita a troca de conteúdo multimídia pela internet através de protocolos específicos.

A WWG tem a proposta de tornar os computadores, pelo menos nesse formato que utilizamos hoje em dia, praticamente obsoletos, pois ela seria uma grade de processamento de informações on line, formada pelo poder de processamento de todos as outras grades do mundo interligadas, o que criaria uma possibilidade incrível de processamento de volumes de informação inimagináveis.
Adicione-se a isso uma pitada de inteligência artificial e teríamos a própria Matrix aí, prestes a nos escravizar...

Brincadeiras à parte, a WWG vem complementar o cloud computing, transformando a internet em um ambiente não só de troca de informação, mas de criação e processamento de informação em tempo real.
Já existe até um navegador capaz de interagir com o ambiente WWG e com as nuvens computacionais sendo desenvolvido por um consórcio de vários institutos de pesquisa europeus, o "g-Eclipse" (desenvolvido em código aberto, diga-se de passagem).

E por que vocês acham que o Google saiu na frente? Ora, informação é poder e o "Big G" está caminhando para se tornar a grande central de informação dessa nova internet.
Será que o exército de hackers de Zion terá que combater a Matrix Google no futuro? Sei lá. Só sei que, seja como for, nossos amigos Larry e Sergey estão cada vez mais com a faca e o queijo na mão. Todo cuidado é pouco...


Abraços e até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden