20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Salve, irmãos!

No ano passado eu fui um dos que quebraram o pau com o poder público através da imprensa, pela ausência de programação oficial alusiva ao 20 de Novembro. Aqui no Boteco, me limitei a publicar uma homenagem ao Zumbi dos Palmares, até como forma de protesto.

Este ano, graças ao COMUPPIR (Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Defesa da Igualdade Racial), esta injustiça está sendo reparada. O site oficial da PMVR divulgou a programação organizada pelo Conselho, com apoio de algumas secretarias municipais, para que esta data tão importante não passe novamente em branco. Segue a lista abaixo.

13/11 - 14 horas: Palestra "A Construção da Consciência Negra" - Prof. José Geraldo da Costa - Auditório da Secretaria Municipal de Educação. (Essa já foi, mas não poderia deixar de fazer referência ao amigo e grande conhecedor do tema, o Prof. Geraldinho).

17/11 - 15:30: Atividades diversas (dança, capoeira, teatro) no Memorial Getúlio Vargas; 19 horas: Filme Atlântico Negro e às 20 horas, palestra com a Profª. Azoilda - ambos no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

19/11 - 16 horas: Panfletagem na Vila Santa Cecília; 19 horas: Show temático no Memorial Getúlio Vargas.

20/11 - 9 horas: Ato ecumênico e às 19 horas, show temático, ambos no Memorial Getúlio Vargas.

23/11 - Abertura da exposição da artista plástica Ana de Nigris, outra grande amiga, no saguão da sede do SAAE (Aterrado), que fica aberta até o dia 25; e às 19 horas: Mesa Redonda discutindo temas da igualdade racial, no Auditório da SME.

24/11 - Encerrando a programação, sessão solene na Câmara Municipal, às 19 horas.

Peço aos amigos que prestigiem e mostrem ao poder público que esse tema é importante e que a data de 20 de Novembro não é meramente mais um feriado, tendo grande significado na luta pelos direitos do povo do nosso país.

Aguardo vocês.

Abraços.


3 comentários:

Anônimo 21 de novembro de 2011 às 20:38  

Aonde está localizade esta estatua ?

Underson 22 de novembro de 2011 às 08:40  

Salve "anônimo"!

Esse busto de Zumbi fica em Brasília. Peguei a imagem no Google.
Aliás, você deve ter chegado aqui através de alguma pesquisa sobre o Dia da Consciência Negra, não é?
Seja bem vindo. Volte sempre.
Abraço.

Anônimo 26 de novembro de 2012 às 08:55  

bom saber como aconteceu essa coisas pois muita pessoas sao descriminada ainda

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden