MÚSICA PARA MEUS OUVIDOS FAMINTOS

Creio que meus fiéis boêmios/seguidores merecem uma explicação: Desde o dia 23/06 que eu não posto um texto realmente escrito por mim nesse blog. Os três últimos posts, apesar de terem grande significado para os propósitos do boteco, foram meras reproduções de textos de outrem... Mas não foi descaso não. Foi falta de tempo mesmo. Muito trabalho, um problema ali, outro problema aqui e já que eu não consigo ficar rico com os ad senses da vida, o blog foi descendo na minha lista de prioridades. Bem, mea culpa feita, pretendo agora retomar nossa programação normal. Obrigado a vocês que estão sempre no balcão do boteco, ávidos por essas doses etílicas de cultura e entretenimento.

Hoje quero falar de música. Mas especificamente de download de música. Quem me conhece sabe que sou um consumidor voraz desse produto. E como tenho gosto eclético, no meu player rola de tudo um pouco (com restrições, é claro... estou falando de Música com "M" maiúsculo) e vivo sempre procurando por novidades. Não costumo apoiar ou fazer propaganda de nada que seja ilegal, mas com relação ao download de músicas há várias questões que são altamente discutíveis. Uma delas, a ganância da indústria de música, já é assunto batido. Encontrar boa música que ainda esteja em catálogo e com preços dentro da nossa realidade é outra. Pensando nessas duas questões é que costumo fazer meus downloadezinhos aqui, sem a intenção de prejudicar ninguém (grande parte dos artistas até apoia isso). Vou falar então sobre três sites, sendo que dois deles oferecem downloads inteiramente legais e gratuitos, e que são as fontes onde tenho, nos últimos tempos, buscado alimento para meus ouvidos esfomeados de música de qualidade.

Esses sites oferecem música de graça e me fazem pensar que o erro da indústria fonográfica ao condenar o download, está no fato de não compreender a dinâmica do compartilhamento de músicas pela internet. Pense bem: se você encontrasse material já fora de catálogo ou muito raro, com qualidade e disponível para download por um preço razoável, você não concordaria em pagar, até para ter a consciência de estar fazendo tudo dentro da lei? Pois é... Mas enquanto os patetas da indústria não sacam isso e ficam tentando nos reprimir (veja esse texto) nós continuamos a pegar música ilegal na internet. Fazer o quê?

Agora vamos a minhas recomendações: O primeiro deles, que foi um dos mais felizes achados da blogsfera brasileira é o grande Sacudinbenblog, criado e administrado pelo Marcel Cruz, que eu não conheço, mas imagino ser um grande cara, pois tem um trabalho do cacete para pesquisar, resenhar e disponibilizar pérolas, algumas há muito esquecidas, da melhor música brasileira e estrangeira, num belo serviço à cultura. Como o nome do blog já sugere (foi tirado do antológico disco Sacudinbensamba do Jorge Bem), o que rola lá é o velho e bom Samba Rock e seus congêneres. Vale à pena uma demorada visita. O Marcel disponibiliza o disco para download e faz uma esperta resenha do mesmo, sempre com referências legais de quem sabe do que está falando. Encontrei muita coisa boa no Sacudin. Recomendadíssimo!

Outra forte recomendação é o Trama Virtual, do qual já falei muito por aqui. Mantido pela Gravadora Trama, que sempre tem inovado e seguido na contramão do restante da indústria, esse site possibilita o compartilhamento de música entre quem produz e quem consome, (tenho inclusive algum material disponibilizado lá), tudo de graça. Eles têm inclusive um espaço no site, o Álbum Virtual, onde se pode baixar ou ouvir discos completos de grandes nomes da música brasileira, tudo sem infringir lei alguma. Eles criaram um sistema chamado "Download Remunerado" no qual um patrocinador paga ao artista toda vez que seu disco é baixado. Idéia genial.

O último, que foi o que eu descobri graças ao player de música nativo do Ubuntu, o Rhythmbox, que já tem em sua interface um link, é o Jamendo, que em tese tem o funcionamento muito parecido com o Trama Virtual, mas disponibiliza música dos mais variados tipos e de artistas do mundo todo. O material é muito bem organizado e você pode ouvir as músicas antes de baixá-las. Mas para mim, o grande lance do Jamendo é que ele disponibiliza, além do link direto, a opção de baixar os discos em torrent. Tudo sob as normas da Creative Commons. Uma "mão na roda", como diria meu avô. Esse site é um projeto que começou em Luxemburgo e agora já tem versões em várias línguas (inclusive Pt-Br). Lá encontrei muita coisa boa, principalmente projetos de Dub, Drum'n'Bass e Jazz que eu nunca tinha ouvido falar. Siga o link imediatamente e seja feliz. Vale até uma visita à página do projeto na Wikipedia para conhecer melhor a missão do Jamendo.

Além desse, existem muitos outros, é claro. Legais e ilegais... quem conhecer algum que seja organizado e ofereça material de qualidade, por favor, deixe nos comentários.

That's all, folks!

Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden