COMPROVADO: RACISMO É BURRICE!



Li ontem no Gizmodo (link) notícia sobre a responsabilização criminal de alguns idiotas que andaram escrevendo babaquices preconceituosas no Twitter. Como sempre dizia o sábio Forrest Gump, "idiota é quem faz idiotice" e a bola da vez e idiota-mor na questão é a estudante de direito (hã?!?!) Mayara Petruso, que teve o azar de ver sua singela mensagem de amor e carinho para os nordestinos (que ela escreve "nordestistos"em mais uma prova de sua sabedoria) nos trending topics.
Conforme escreveu o "Voz do Além" no Nerds Somos Nozes (link), escrever esse tipo de bobagem em uma rede social como o Twitter, que é uma página pública, é crime, conforme a lei 7.716, de 1989:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.

Por isso mesmo a OAB de Pernambuco entrou como uma representação criminal na Justiça de São Paulo contra a burrinha Mayara. E avisou que as ações envolverão também os outros patetas que foram na onda da aprendiz de neo-nazista.
A nossa ex-futura advogada será acusada de racismo e incitação pública de prática de crime - no caso homicídio - e na soma das penas pode pegar até cinco anos e meio de prisão. E, se Deus quiser, o juiz vai determinar que ela cumpra a pena em uma prisão feminina lá na Paraíba.
Mas a possível condenação dessa besta quadrada não é a questão mais relevante. Como eu escrevi neste post, é só o ser humano sentir que tem um pouco de anonimato para mostrar a sua verdadeira face. E o seu nível de inteligência também, porque tudo o que se escreve em uma rede social é público e está lá para quem quiser ver, com seu nome (não importa se é  um nick) e a sua foto (não importa se é aquele avatar do burrinho do Shrek que você costuma usar), como se você estivesse gritando aquilo em praça pública ou publicando em um jornal com a sua assinatura em baixo. Tem que assumir as consequências. Esse povo pensando que internet é brinquedo, agora tem que aguentar o peso de suas ações. Meus parabéns a OAB. É muito importante que esse tipo de crime não fique impune para que a mentalidade retrógrada de alguns nesse país mude, nem que seja na marra.

0 comentários:

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden