VIAGEM COM EDU LOBO


Edu Lobo! Que orgulho saber que um cara como ele é brasileiro como eu. Que orgulho poder, daqui há alguns anos, apresentar esse ícone da Música Brasileira ao meu filho e explicar para ele que eu conheci Edu através do meu pai. E que herança maravilhosa!

Edu Lobo, para mim, está no rol dos grandes artistas brasileiros, ao lado de Pixinguinha, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Tom Jobim e tantos outros.

Ontem tive um desses momentos mágicos que transportam você para outros tempos, mais especificamente à minha infância que, graças ao meu pai e a minha mãe, foi recheada de música da melhor qualidade. Estava ouvindo "Cantiga de Longe", obra magistral desse artista, gravado em 1970. Composições de uma singeleza tocante e de um sentimento profundo. Arranjos precisos e genialmente elaborados pela mente de ninguém mais, ninguém menos que Hermeto Pascoal. Aliás, quando conheci pessoalmente Hermeto Pascoal, já conhecia esse disco mas não sabia que os arranjos eram dele. Imagina se soubesse... Já naquela época, conhecendo apenas a obra do próprio Hermeto e um disco dele com a Elis Regina, já me senti como se estivesse apertando a mão, sei lá, do Mestre Yoda...
Mas voltando ao Edu e voltando à minha infância, quando tive sensibilidade bastante para prestar atenção às coisas que meu pai ouvia, foi o Edu Lobo que me despertou logo interesse, pela qualidade e pela brasilidade das composições, que hora eram marchinhas, hora eram frevos, sambas, bossa nova com arranjos jazísticos e muita música de viola, da raiz. Edu é um artista completo e depois de todos esses anos, ainda veio me emocionar mais uma vez.
Quem quiser maiores detalhes sobre o álbum, é só ir no Sacudinbemblog, do grande Marcel Cruz, que lá tem tudo, inclusive links para download do álbum.
Obrigado Edu, obrigado Hermeto, obrigado Pai e obrigado Marcel.

Abraços.

0 comentários:

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden