TODO BRASILEIRO PRECISA ESCUTAR TOM ZÉ


Tom Zé é um grande artista. E no conceito verdadeiro da palavra: artista é aquele que percebe intensamente o mundo e se expressa na mesma proporção.Tom Zé traduz para nós, de forma anárquica e irreverente, essa realidade que nos chega adormecida e falsificada através de telas e lentes. Tom Zé é aquela sacudida seguida do grito: "ACORDA!"

Esse fim de semana ouvi dois discos do Tom Zé: "Jogos de Armar" de 2003 e "Estudando o Pagode" de 2005. Fazia tempo que eu não ouvia esses discos e, como das outras vezes, eles me trouxeram inúmeras reflexões, ligadas ou não às suas temáticas específicas (sim, porque os discos do Tom Zé têm sempre um tema que permeia toda a obra). Isso me fez lembrar que o Tom Zé, além de entreter pela qualidade da música, ainda cumpre a principal função de um artista: fazer pensar.

Interessante como a mídia se volta sempre para um tipo de música que nunca privilegia a reflexão. Povo que pensa é um perigo para quem domina. Tom Zé vem na contramão desse ideia  fazendo pensar e, mais importante, mostrando um Brasil que está cada vez mais apagado da mídia: O Brasil que canta, que dança, que ama e que pensa. Pensa tanto que faz até autocrítica.

Então, para salvar a cultura brasileira, ouçamos Tom Zé. Vamos levar Tom Zé para as escolas. Os Jovens precisam conhecer esse artista. Meu filho ouve Tom Zé, e gosta. Não me venham com esse papo de que a juventude não entende esse tipo de música. Nem todo jovem é burro.

Essa semana vi uma notícia que me aborreceu: um retardado atirou um copo de cerveja no Tom Zé no show do Circo Voador. É o Brasil dos ignaros, a massa de manobra lutando contra o país que pensa. Mais um alerta para que levemos a sério nossa cruzada contra a ignorância. Todo brasileiro precisa escutar Tom Zé.

Eis os links para baixar alguns discos do homem:

http://www.tomze.com.br/
http://thepiratebay.sx/torrent/4094828/Tom_ZA_

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden