Tem uma semana que esse disco, que eu peguei lá no Parabolicamarah, tá rodando no meu mp3. Depois da porrada inicial, levei um tempo para digerir esse maravilhoso trabalho. Criolo é um trabalhador de longa data do hip-hop nacional (ele inclusive mudou sua alcunha, que antes era "Criolo Doido").
Realmente, de doido o cara não tem nada. Ele tem, sim, uma visão própria e afinada do que são os subúrbios paulistanos, e muito além disso: Criolo traz o que há de melhor em termos de influência musical, passando pelo Afro Beat de Fela Kuti & cia, brincando com ritmos diversos e, o que é mais legal, se sentindo à vontade em cada um deles. Criolo tá em casa. E bem acompanhado. Ele reuniu nesse disco um time de feras capitaneados pelo Daniel Ganjaman, que dispensa comentários pela qualidade de tudo o que fez até agora.
Não sou um grande conhecedor, mas não escuto nada tão inspirador no hip hop nacional desde Babylon by Gus do Black Alien.
Criolo pega pesado mas, ao mesmo tempo, uma poesia, de uma sensibilidade tocante, permeia todo o trabalho. Sente aí:
NÃO EXISTE AMOR EM SP
Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com o doce
São Paulo é um buquê
Buquê são flores mortas
Num lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você
Não existe amor em SP
Os bares estão cheios
De almas tão vazias
A ganância vibra
A vaidade excita
Devolva minha vida
E morra afogada no seu próprio mar de fel
Aqui ninguém vai pro céu
Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você
Encontro tuas nuvens em cada escombro, em cada esquina
Me dê um gole de vida
Não precisa morrer pra ver Deus.
Conversando ontem com o Thiago El Niño, artista do hip hop com um histórico respeitável, comentei sobre esse disco. E não é que o cara sacou da mochila um cedezinho com uma palavra só escrita nele: "criolo" e disse: "Tá aqui!" Pois é, a antena da galera continua sintonizando as mesmas e melhores freqüências.
Ah, claro, taí o link pro site oficial do Criolo, onde também é possível fazer download do "Nó na Orelha". É liberado. Deguste. http://www.criolo.art.br/criolononaorelhahotsite/
Abraços.
0 comentários:
Postar um comentário