CHAPTER 9


Olá, companheiros... Estamos aqui para mais um post do Boteco!

Antes do assunto principal eu queria apenas dar um toque: nosso blog agora tem rss. É só dar uma olhada aí ao lado e lá estão os botões. É só você assinar as postagens ou os comentários (de preferência, os dois) e quando tiver alguma coisa nova por aqui, a postagem vai até você... uma mão na roda, não é?

Pois bem... vamos ao que interessa: Segue aí mais uma análise (ou crítica, ou resenha, como queiram...) de coisas que eu gosto e que recomendo aos freqüentadores do Boteco.
A vítima da vez é o Ed Motta e seu mais recente trabalho "Chapter 9".

Cheguei até este disco pelo Trama Virtual, pois ele está disponibilizado lá para download gratuito (não só o álbum, mas também as letras, ficha técnica, toda a arte do CD...), assim como outros discos de artistas que já sacaram que essa onda vale a pena...

Esse material já está comigo há dois meses. Esse foi o tempo necessário para que eu o digerisse a contento para poder comentar aqui.

Não conheço os trabalhos anteriores dessa fase mais madura do Ed Motta, mas o que ouvi no "Chapter 9" me agradou muito. Principalmente levando-se em conta que o E.M. cantou e tocou todos os instrumentos em todas as faixas, fez todos os arranjos e produziu o disco... Ufa!!!

É um disco pop, com pitadas que vão do soul ao rock, passando pelo reggae. Todas as músicas muito bem amarradas, arranjos precisos (principalmente os órgãos e pianos, dezenas deles...), a produção deixou o disco com uma sonoridade crua, que me lembra os anos 70. Gostaria de ouvir esse álbum em vinil...

O velho Ed, alías, está mandando muito bem em todos os instrumentos, com levadas muito criativas de baixo e bateria, guitarras bem sacadas, teclados criando o clima certo e, sua especialidade, belíssimo trabalho de voz.

Todas as composições são em inglês, as letras foram compostas por um tal de Robert Gallagher, com excessão de "The Man From The Oldest Building", composta por Cláudio Botelho.

O Boteco do Ganso recomenda. É baixar e deixar rolar...

Sempre respeitei muito o Ed Motta (apesar de achá-lo meio pretensioso no início) pela sua sacada de soul music em português que tomou de assalto nos anos 80 (acho) e era bem diferente do soul brasileiro dos anos 70. Agora ele está mostrando o seu amadurecimento natural como artista veterano e nos presenteou com esse ótimo trabalho.

E você? Está esperando o que para clicar no link e baixar o disco? Lembre-se que os álbuns ficam disponíveis por tempo determinado... vaí lá.

Alías, no último post eu deixei o link para o "Danç-Eh-Sá" do Tom Zé, mas logo depois vi que o disco não está mais disponível... I'm sorry! Pra não ficar mal com vocês, vou subir ele lá para o esnips e deixo o link aqui, falou? Aguardem.

Abraços e até a próxima.

2 comentários:

Bacharéis em Bacharia 19 de dezembro de 2008 21:12  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Under Son 21 de dezembro de 2008 18:41  

I'm sorry, but no dirt words in this blog...

Postar um comentário

Mercado Livre

"Quando o processo histórico se interrompe... quando a necessidade se associa ao horror e a liberdade ao tédio, a hora é boa para abrir um bar."
W. H. Auden